quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Política do Brasil: Acontecimentos e objetivos

 A política brasileira passou por inúmeros acontecimentos. Nosso primeiro presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca quem proclamou a república. O Brasil foi governado pelos militares durante seus cinco anos iniciais. Deodoro da Fonseca renunciou seu cargo e quem assumiu o poder foi Floriano Peixoto que fortaleceu a repressão dos que davam apoio á monarquia.
 A maior parte dos presidentes da época foram nascidos em Minas Gerais e São Paulo, que eram os estados mais ricos do país e por isso tinham a dominância na república. É daí que vem a política do café-com-leite sendo o leite o maior produto vendido por Minas Gerais e café São Paulo.
 No ano de 1930 houve a época das eleições para presidente e com a política do café-com-leite ainda ativa decidiram colocar um presidente mineiro do PRM (Partido Republicano Mineiro) mas houve um ocorrido, o Partido Republicano Paulista do presidente Washington Luís indicou um candidato paulista que seria Julio Prestes e isto rompeu o café-com-leite.
 O objetivo da política do Brasil, não sendo só de nosso país como de todos, é fundamental para a sociedade, pois é ela quem dita as decisões. Toda decisão acaba se tornando uma questão da política por que é ela quem determina e limita deveres.

Vitor Marchioni Frois nº 36 9ºA, Escolas Padre Anchieta - Jundiaí, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário