quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A educação no Brasil: O que é realmente mais importante?

 A educação no Brasil, é um assunto em que sempre acaba caindo na boca de todos. A educação do nosso país melhorou bastante dos últimos anos para cá, mas claro que precisamos melhorar ainda mais. Um terço da população vai diariamente á escola sendo elas 53 (cinquenta e três) milhões de estudantes e 2,5 milhões de professores que estão matriculados em todos e quaisquer níveis de ensino. O alfabetismo teve uma índice excelente desde o ano de 2000 á 2010, pois as pessoas analfabetas que antigamente eram metade da população brasileira, hoje em dia isto mudou drásticamente sendo apenas uma pequena parte da população analfabeta, tinha-se em torno de 13,63% de analfabetos entre 15 (quinze) ou mais e agora tem apenas 9,6% sem falar na quantidade de crianças de sete a quatorze anos para cima frequentando á escola, isto quer dizer que o investimento nas escolas foi maior.
 A queda de repetentes nas escolas está sendo extremamente menor comparado á outros anos e os jovens acabavam desistindo de estudar pelo fato de terem de refazer o ano. Passaram a dar uma chance á esses alunos e isto provocou dados positivos nas salas de aulas.

Dados importantes da educação no Brasil:


Taxa de abandono (2008): 4,8%
Taxa de reprovação (2008): 12,1%
Taxa de aprovação (2008): 83,1%
Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452


 Uma pesquisa que a UNESCO fez diz que a educação no Brasil continua baixa, tendo índices de repetências e abandono em grande escala comparada á toda America Latina.

" Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil é baixa, principalmente no ensino básico.   Veja o relatório da Unesco   O relatório da Unesco aponta que, apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, o índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado na América Latina e fica expressivamente acima da média mundial (2,9%). 
Não podemos permitir o surgimento de uma "geração perdida" de crianças privadas da possibilidade de receber uma educação que lhes permita sair da pobreza."   Com este cenário, a Unesco avalia que a comunidade internacional não deverá alcançar nenhum dos seis objetivos estabelecidos em 2000, em Dacar, no Senegal, que, juntos, visam a universalização do ensino fundamental até 2015. Segundo o relatório, seria necessário cobrir um déficit de US$ 16 bilhões para atingir essas metas, acabando com o analfabetismo, que hoje atinge cerca de 759 milhões de adulto no mundo, e possibilitando que as mais de 140 milhões de crianças e jovens que continuam fora da escola tenham a oportunidade de estudar. "
Vendo esta pesquisa, podemos perceber o quanto teremos que evoluir mentalmente nessa área. Será que não deveriamos deixar de lado um pouco de coisas egoístas e insignificantes que fazemos para deixarmos de fazer o que realmente deveriamos: Pensar no futuro do nosso país?
 O que vale mais apena, coisas sem valores ou o futuro que nos ajudará lá na frente, deixando nosso povo ser mais reconhecido pelo mundo? Não está na hora de parar e pensar?


Vitor Marchioni Frois N° 36   9º A

(FONTE: http://www.estadao.com.br/ e http://www.suapesquisa.com/)


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