quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A internet e seus benefícios e malefícios


Como todos sabemos, a internet pode ser uma ferramenta usada para coisas boas e ruins e será exatamente essas coisas que irei falar fazendo uma breve porém completa análise sobre este tema.

Benefícios como:
Educação: Hoje temos a facilidade do ensino a distância (EAD) que cresce a cada dia mais com uma grande variedade de cursos de todos os tipos como línguas estrangeiras e etc. O comodismo de fazer trabalhos escolares ou pesquisas pessoais só abrindo ‘abas’ no seu navegador invés de ter todo o trabalho de pesquisar em 10, 15 livros seus ou ir buscar em bibliotecas, o que faz com que tenhamos acesso a conhecimento mais facilmente.

Comunicação: Com a internet podemos nus comunicar com pessoas do outro lado do mundo de forma extremamente rápida e custo baixo se formos comparar com uma ligação internacional ou uma carta via correio usando os diversos meios de comunicação que ela nus oferece como emails e redes sociais como Facebook, Orkut, MSN e etc.

Diversão: Temos infinitos jogos online como: Runescape, Ligue Of Legende, Dotta, World of Warcraft que proporcionam uma ótima distração e diversão para as pessoas, como também as redes sociais como Facebook que também tem seus joguinhos chamados de aplicativos como SongPop, Guitar Flash, Panda Jam, Angy Birds e etc. 


Essa é uma pequena lista dos benefícios que a internet pode nus trazer, porém com tantos benefícios que a internet nus traz, esquecemos de seus malefícios que também não são poucos, alguns deles são:

Cibercrimes:
 Crimes contra a honra, pedofilia, distorção de imagens (montagem de fotos para colocar uma pessoa em situação vexatória), bullying, incitação à violência, pornografia, prostituição.

Comodismo: Quem vai querer parar de jogar uma boa partida de LOL ( Legue Of Legendes) para ler um livro ? Lógico que quase ninguém, ou quem irá querer pesquisar em livros que muitas vezes são muito mais ricos em informações do que apenas digitar copiar e colar algo da Wikipédia? Sem falar no sedentarismo que causa a obesidade, uma das doenças mais comuns hoje em dia por conta da preguiça dos jovens de deixar o computador pra ir fazer uma atividade física.

Educação: Se você usa redes sociais, já deve saber o que irei falar agora. As abreviações na internet são MUITAS, por exemplo, Você: Vc, Porque: Pq, O que: q, tudo bem: tdb, final de semana: fds e muito mais, isso causa um empobrecimento enorme na linguagem dos jovens pois eles se acostumam a escrever assim e muitas vezes escrevem em um texto escolar ou prova sem nem perceber pelo costume.

Concluindo, temos de saber como usar a internet para o nosso bem e o bem da comunidade, saber pesar seus benefícios e maléficos e PRINCIPALMENTE: Tomar cuidado com as pessoas que você se envolve, porque são inúmeras as formas dela te fazer mal.






Raphaella B. M. dos Santos  N° 31  9°A

8 comentários: