quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A politica no Brasil


Hoje quando falamos de politica em nosso país já pensamos em corrupção,lavagem de dinheiro,Mensalão entre outras mil coisas que acontecem na politica brasileira hoje,mas, ninguém pensa em como melhorar esse tipo de situação,as pessoas só pensão em criticar e falar que não liga mais para politica,a parte de criticar as pessoas que estão no governo não esta errada,masa parte de não ligar mais para politica é o que causa a descrença dos políticos na força de opinião do povo brasileiro.Por isso é importante votar,mesmo sabendo que nenhum candidato é realmente honesto,por isso você deve avaliar seu candidato minunciosamente para votar nele,e isso vai acabar com a corrupção no governo?Não,mas vai ajudar a melhorar organização da politica brasileira,para que todas as pessoas do país tenham uma vida descente com: segurança, saúde, educação e muito mais.

Rafael Malavasi N°30 9°A Jundiaí-São Paulo

BRASIL NA POLÍTICA ATUAL


BRASIL NA POLÍTICA ATUAL

Hoje, o Brasil está passando por sérios problemas com corrupção, ou seja, políticos sem ética, trabalha com bandidos, e pessoas fora da lei.
A população brasileira pensa que ainda existe algum tipo de político ético e etc...
Infelizmente essa é a nossa realidade, com desvio de dinheiro, viagens regulares ilegal entre outros, mas o principal é o roubo do dinheiro brasileiro.

Cantada politicada: Mina, sua beleza é tão infinita quanto obra pública.


Pedro Kenzo Aoki - 9º A - nº 28 - Jundiaí-SP

Lei da Ficha Limpa , Você sabe o que é ?


O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor . No dia 29 de setembro de 2009 o Projeto de Lei foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas. Cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado, que foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 4 de junho de 2010, Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa. Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 16 de fevereiro de 2012. Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro de 2012. A Lei da Ficha Limpa é uma conquista histórica da sociedade brasileira e está definitivamente incorporada ao nosso sistema eleitoral! Sua aprovação só foi possível com muita mobilização e pressão popular. É, portanto, uma vitória de todos! Nós sabemos que é só o início de uma revolução pacífica, cidadã e profundamente comprometida com os direitos humanos e a nossa Constituição. Ainda há muito para ser feito, inclusive sobre a Lei Ficha Limpa, e esse portal tem como objetivo informar a população e fortalecer a luta por um Brasil mais limpo, ético e transparente. 

Brigida Leite Bernardes , Nº4, 9ºA


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mensalão. Onde Iremos Parar?

Uma das noticias que mais tem passado em telejornais, revistas, etc. é um assunto em que muita gente não está nem sabendo o que acontece.Atualmente há uma forte acusação em que, o ex-presidente Lula (Luís Inácio Lula da Silva) estará (ou não), envolvido em uma das maiores crises da politica sofrida pelo governo brasileiro. 
Tudo começou com o desenrolar de investigações e da CPI, em que vários movimentos surgirão antes do aparecimento dos primeiros grandes escândalos como a greve dos correios em 2004, a morte do prefeito Celso Daniel e a corrupção na prefeitura de Santo André. Foram a partir daí formado dois inquéritos, um sequestro comum e o outro como crime comum.A crise do mensalão não envolveu apenas a compra de votos entre os integrantes da Câmara, mas todos os escândalos juntos, como por exemplo a arrecadação de dinheiro  ministrada pelo PT(Partido Trabalhista).
O Estopim da crise foi no dia 14 de maio de 2005, quando o "homem-chave" do PTB trás a acusação de um esquema de corrupção nos Correios, este artigo se baseia em uma sequencia de gravações feitas por uma câmera escondida, o suposto esquema era gerido pelo Administrador dos Correios Antônio Osório Batista.
Diante dessas denuncias, parte do governo se juntou a oposição e até hoje há ainda uma série de julgamentos em que muitos deles já foram julgados e presos e outros ainda irão ser julgados.
Então neste 7 de outubro, escolha bem seus candidatos, procure informar-se sobre os antecedentes,etc, pois assim você estará  escolhendo o futuro de sua cidade.

Daniel L. de S. Santos nº 08 9ºA - Escolas Padre Anchieta, Jundiaí São Paulo


Oque fazer para decidir em quem votar nesse período eleitoral


Oque fazer para decidir em quem votar nesse período eleitoral

Todos sabem que estamos em época de eleição, uma época decisiva para o futuro da nossa cidade e estado, e temos de ter consciência de que existem muitos candidatos que tentam ganhar seus cargos políticos através da persuasão prometendo mil e uma coisas para melhoria da vida da população, deis de um novo espaço de laser como uma quadra de futebol ou um novo parquinho infantil, a reforma de um hospital que está em situação precária ou até um novo hospital por exemplo, para conquistar a confiança popular. 

Sabemos que os nossos candidatos políticos não são nem de longe os melhores, por isso, mesmo com a lei da ficha limpa que impede de pessoas se candidatarem a algum cargo politico se tiver antecedente criminal, ainda temos que pesquisar sobre os candidatos que queremos votar, para ver se vale mesmo a pena e se ele é uma boa escolha e isso vale para TODOS os cargos políticos; por exemplo, se o candidato em que você pretende votar já tiver sido eleito alguma outra vez, tem de observar quais melhorias ele fez, se ele desviou dinheiro de alguma obra publica ou coisa parecida, se ele cumpriu todas ou boa parte de suas promessas e etc, porém se ele ainda não foi eleito tem de pesquisar sobre ele em seu passado, como por exemplo, no que ele trabalhou, se ele contribuiu de alguma forma para a população, e também ver por quais benefícios desse cargo ele optaria como passagens de avião grátis, o salario que ele iria receber essas coisas, pois por essas informações você já pode tirar uma conclusão se ele realmente quer ajudar a população ou se está só interessado em desviar dinheiro e se aproveitar dos benefícios de seu cargo.
 
Concluindo, pesquise e descubra tudo que poder sobre o candidato que você pretende votar, invés de acreditar somente na palavra dele e em suas promessas pois é VOCÊ quem decide o futuro do país, se não souber em quem votar ou não confiar em nenhum candidato,vote nulo ou branco, é melhor do que votar em alguém que só vai te prejudicar no final.

E uma coisa para se pensar: Porque os políticos não recebem apenas um salario mínimo e porque não podemos votar sobre os benefícios como o salario que cada cargo politico deve receber ?


Raphaela B. M. Dos santos      nº 31        9ºA 

Política do Brasil: Acontecimentos e objetivos

 A política brasileira passou por inúmeros acontecimentos. Nosso primeiro presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca quem proclamou a república. O Brasil foi governado pelos militares durante seus cinco anos iniciais. Deodoro da Fonseca renunciou seu cargo e quem assumiu o poder foi Floriano Peixoto que fortaleceu a repressão dos que davam apoio á monarquia.
 A maior parte dos presidentes da época foram nascidos em Minas Gerais e São Paulo, que eram os estados mais ricos do país e por isso tinham a dominância na república. É daí que vem a política do café-com-leite sendo o leite o maior produto vendido por Minas Gerais e café São Paulo.
 No ano de 1930 houve a época das eleições para presidente e com a política do café-com-leite ainda ativa decidiram colocar um presidente mineiro do PRM (Partido Republicano Mineiro) mas houve um ocorrido, o Partido Republicano Paulista do presidente Washington Luís indicou um candidato paulista que seria Julio Prestes e isto rompeu o café-com-leite.
 O objetivo da política do Brasil, não sendo só de nosso país como de todos, é fundamental para a sociedade, pois é ela quem dita as decisões. Toda decisão acaba se tornando uma questão da política por que é ela quem determina e limita deveres.

Vitor Marchioni Frois nº 36 9ºA, Escolas Padre Anchieta - Jundiaí, São Paulo

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Educação Publica x Educação Particular.

Todos "metem o pau" na nossa educação, dizem que ela é fraca e que não chega nos "pés" de uma educação de escola particular, mas a educação não vem só do professor, ela também precisa da boa vontade dos alunos, se eles não estiverem com vontade de estudar, não vai rolar, os alunos deitam e rolam em cima dos professores, e professores perdem a voz de tanto gritarem, se estouram de tanto nervosismo, e isso acaba causando risos nos alunos. Não é a escola particular que tem a melhor educação, é que os alunos são mais "comportados" não é que estou classificando as pessoas, muito pelo contrario, é apenas a verdade, não que a escola particular não tenha aquela "baguncinha" sim, tem, mas não como as zonas da escola publicas. Há muitos alunos brilhantes em escolas publicas, mas acabam se desvirtuando por causa das influências,...


Wellington Ferreira de Lima nº 37 - 9ªA - Escolas Padre Anchieta Jundiaí.

A Educação no Brasil

           Com o passar dos anos a educação no Brasil foi decaindo, pois as escolas publicas eram  onde  os q realmente se dedicavam estudavam, mas como na escola particular eles teriam que pagar o governo se priorizou em reverter a situação, fazendo com que o ensino publico ( fundamental ) não seja superior comparado ao das escolas particulares e com isso poderiam ganhar mais com as particulares, como se não pudesse ficar mais pior eles resumiram os conteúdos de apostilas.
           No entanto  muitos como eu não conseguem nem entende oque foi "resumido" enquanto ficamos focados em uma pequena apostila de mero conteúdo nossos pais liam livros e livros para fazer uma pesquisa que realmente o esforço falece apena,  pois  oque o jovem de hoje em dia vê  no 9º ano  seus pais já sabiam de trás pra frente no 6º ano.
           

          Lenner Nicolau de Carvalho                Nº: 21                      9ºA          

Cadê a mudança ?

  

   Hoje em dia todos os jovem tem que ir na escola , mas  mesmo assim a maioria vê o estudo como forma de se livrar da obrigação,isso é ,além de não estudar ,não tem compromisso com a escola, não participa das aulas e não faz os exercícios, vai a escola só para terminar o ensino médio achando que o estudo termina ai.
    Pois então em vez de reclamar que a educação no brasil é ruim , porque não mudar e começar a pensar que se todos mudarem as escolas também mudarão? Como dizia Gandhi "Seja a mudança que você quer ver no mundo", então vamos mudar ! E também porquê não?
    Eu estou tentando , pois quero passar no Etevav e tenho que estudar muito , tento me dedicar ao máximo, pois sei que se eu tiver um bom ensino médio poderei ter capacidade suficiente para entrar em boas faculdades,esperamos que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país.Mas, é preciso primeiro melhorar a formação dos alunos, já que o desenvolvimento dos professores afeta no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade num futuro proximo.

   O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE) , Se você pessoa que esta lendo isso também acha um absurdo ,em vez de reclamar ...Que tal mudar ?

                                 Brigida L. n°4 9ºA,Jundiaí, Escolas Padre Anchieta 

A EDUCAÇÃO EM UM FUTURO PRÓXIMO...


 

A Educação no futuro próximo


No artigo são apontadas várias perspectivas tecnológicas para o futuro da educação. Acredita-se que caminhamos para formas fáceis de vermo-nos, ouvirmo-nos, falarmo-nos, escrevermo-nos a qualquer momento, de qualquer lugar, a custos progressivamente menores. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender também.Pondera-se, porém, que infelizmente todos os avanços tecnológicos continuarão privilegiando uma parte da população brasileira. A maior parte das escolas continuará repetindo fórmulas pedagógicas ultrapassadas.Conclui-se que é preciso por em prática novas experiências, dado que estamos vivendo uma etapa fascinante em que precisamos reorganizar tudo o que conhecíamos em novos moldes, formatos, propostas, desafios. Os educadores que compreenderem isso colherão mais rapidamente os resultados em valorização e realização profissional, emocional e econômica.



Pedro K. Aoki nº 28 9ºA, Jundiaí, Escolas Padre Anchieta
Como melhorar a educação no Brasil

A educação no Brasil ainda é muito precária,apesar de já ter melhorado um pouco de uns tempos para cá,ela ainda precisa ser muito melhorada,a situação das escolas publicas atualmente é deplorável,a infra-estrutura precária,o salario dos professores é muito baixo fazendo com que iniciem greves para mudar isso prejudicando assim o estudo dos alunos,o desinteresse dos alunos pelo conhecimento é ocasionado pela falta  de disciplina dentro da escola e em casa,e para mudar isso a uma serie de medidas que deveriam ser tomadas como:melhor infra-estrutura,compra de materiais escolares para os alunos,pagar um melhor salário aos professores, incentivar a leitura e produção de texto,tentar conscientizar os pais a falarem para os filhos que é importante estudar para ter uma vida saudável e tranquila,mas para fazer tudo isso o governo precisa disponibilizar a verba para essas escolas conseguirem fazer com que isso aconteça,e fazendo isso vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que não podem colocar seus filhos em escolas particulares que proporcionaria mais segurança aos seus filhos.
 
Rafael Malavasi Nº30 9°A,Escolas Padre Anchieta,Jundiaí-São Paulo
Educação Brasileira

          A Educação Brasileira, não está lá aquelas grandes coisas, muitas pessoas estudam apenas por estudarem e não se preocupam como que isso irá influenciar em seu futuro, em seu emprego,etc. Devido a pessoas que possuem este tipo de pensamente a educação no Brasil está decaindo cada vez mas, pois levam tudo sempre de qualquer jeito e quando chegam em provas ou em faculdades, fazem tudo por fazer e não se preocupam.
          Atualmente escolas privadas estão em vantagens em relação às escolas publicas, pois alunos de escolas públicas não repetem de ano, porque o ensino publico tem objetivo de dar as informações básicas para o indivíduo, e os alunos sabendo disso não se empenham e deixam isso de lado sempre cada vez mais, isso reflete em uma grande decepção para o nosso pais. Segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) em 2011 as escolas privadas chegaram a nota de 6,4, no entanto as escolas publicas chegaram aos míseros 4,7.
         Há muito tempo atrás a situação era extremamente ao contrário, pois as escolas públicas detinham o maior poder de ensino do que todas as outras, e escolas particulares eram vistas como escolas para burros, apenas pessoas que não conseguiam se manter em escolas públicas iam para as privadas, que funcionavam como reforço. No entanto, isso deu margem para várias revoluções, pois governantes desta época acreditavam que quanto mais recurso a população possuía, mais ela tinha "armas" para criticar o governo da época, então decidiram valorizar escolas particulares e desvalorizarem as escolas públicas.
         A partir deste feito, as pessoas que podiam pagar escolas privadas, normalmente fazendeiros, matriculavam seus filhos, atualmente acredito que governantes ainda pensam deste jeito, mas se a população brasileira, se dedicar mais, procurar mais informações e fazer seu papel, não só a educação brasileira vai pra frente mas também a saúde, os direitos garantidos a população,etc. mesmo com poucos recursos, podemos fazer nossa parte e correr atrás do que é considerado importante à sua vida.


Daniel Luiz de Souza Santos  nº08 9ºAno A, Escolas Padre Anchieta, Jundiaí-São Paulo

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A educação no Brasil: O que é realmente mais importante?

 A educação no Brasil, é um assunto em que sempre acaba caindo na boca de todos. A educação do nosso país melhorou bastante dos últimos anos para cá, mas claro que precisamos melhorar ainda mais. Um terço da população vai diariamente á escola sendo elas 53 (cinquenta e três) milhões de estudantes e 2,5 milhões de professores que estão matriculados em todos e quaisquer níveis de ensino. O alfabetismo teve uma índice excelente desde o ano de 2000 á 2010, pois as pessoas analfabetas que antigamente eram metade da população brasileira, hoje em dia isto mudou drásticamente sendo apenas uma pequena parte da população analfabeta, tinha-se em torno de 13,63% de analfabetos entre 15 (quinze) ou mais e agora tem apenas 9,6% sem falar na quantidade de crianças de sete a quatorze anos para cima frequentando á escola, isto quer dizer que o investimento nas escolas foi maior.
 A queda de repetentes nas escolas está sendo extremamente menor comparado á outros anos e os jovens acabavam desistindo de estudar pelo fato de terem de refazer o ano. Passaram a dar uma chance á esses alunos e isto provocou dados positivos nas salas de aulas.

Dados importantes da educação no Brasil:


Taxa de abandono (2008): 4,8%
Taxa de reprovação (2008): 12,1%
Taxa de aprovação (2008): 83,1%
Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452


 Uma pesquisa que a UNESCO fez diz que a educação no Brasil continua baixa, tendo índices de repetências e abandono em grande escala comparada á toda America Latina.

" Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil é baixa, principalmente no ensino básico.   Veja o relatório da Unesco   O relatório da Unesco aponta que, apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, o índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado na América Latina e fica expressivamente acima da média mundial (2,9%). 
Não podemos permitir o surgimento de uma "geração perdida" de crianças privadas da possibilidade de receber uma educação que lhes permita sair da pobreza."   Com este cenário, a Unesco avalia que a comunidade internacional não deverá alcançar nenhum dos seis objetivos estabelecidos em 2000, em Dacar, no Senegal, que, juntos, visam a universalização do ensino fundamental até 2015. Segundo o relatório, seria necessário cobrir um déficit de US$ 16 bilhões para atingir essas metas, acabando com o analfabetismo, que hoje atinge cerca de 759 milhões de adulto no mundo, e possibilitando que as mais de 140 milhões de crianças e jovens que continuam fora da escola tenham a oportunidade de estudar. "
Vendo esta pesquisa, podemos perceber o quanto teremos que evoluir mentalmente nessa área. Será que não deveriamos deixar de lado um pouco de coisas egoístas e insignificantes que fazemos para deixarmos de fazer o que realmente deveriamos: Pensar no futuro do nosso país?
 O que vale mais apena, coisas sem valores ou o futuro que nos ajudará lá na frente, deixando nosso povo ser mais reconhecido pelo mundo? Não está na hora de parar e pensar?


Vitor Marchioni Frois N° 36   9º A

(FONTE: http://www.estadao.com.br/ e http://www.suapesquisa.com/)


terça-feira, 18 de setembro de 2012



Escolas Publicas x Particulares



   No Brasil o governo não quer uma população inteligente, pois não querem que nós questionemos a eles. Antigamente, as escolas publicas eram as melhores escolas, e só estudavam em escolas de rede privada os ‘repetentes’, sim completamente diferente da realidade que vivemos agora, muitos professores podem te falar ‘ não, o ensino que dou a vocês é o mesmo que os alunos de rede publica recebem ‘, mas isso é uma grande mentira, pois eu tenho amigos de rede publica e sei que lá eles só dão o básico do básico e muitos alunos passam de ano sem ao menos aprender as matérias necessárias, e isso resulta em uma população ignorante, que não questiona ou impõe seus direitos e futuramente não terá o futuro que almeja, claro, existem as escolas municipais, como o ETEVAV, que são excelentes, mas obviamente só entram os que tem uma base boa pois tem de se fazer um vestibulinho para passar.


Concluindo, se você não tem chances nem verba para entrar em um colégio particular, se esforce por você mesmo e passe em um colégio municipal, pois só assim irá ter uma base boa para fazer um futuro melhor para o Brasil e para você, e tenha certeza de uma coisa: Os seus estudos são para você, para o seu futuro, para melhorar a sua vida e te fazer ter sucesso, e não só pra tirar nota e agradar os seus pais, estude por você e por mais ninguém.





Raphaella Moreira nº31  9º Ano A